Centro de Extensão e Ações Comunitárias - CEAC / FASAR



A Extensão Acadêmica  são as ações de uma instituição de ensino superior junto à comunidade, disponibilizando ao público externo o conhecimento adquirido com o ensino e a pesquisa desenvolvidos. Essas ações produzem um novo conhecimento a ser trabalhado e articulado. Se referem ao contato imediato da comunidade interna de uma determinada instituição de ensino superior com a sua comunidade externa, em geral a sociedade à qual ela está subordinada. A ideia de extensão está associada à crença de que o conhecimento gerado pelas instituições de pesquisa deve necessariamente possuir intenções de transformar a realidade social, intervindo em suas deficiências e não se limitando apenas à formação dos alunos regulares daquela instituição.

Para a FASAR, a Extensão é uma de suas funções sociais, realizada por meio de um conjunto de ações dirigidas à sociedade, as quais devem estar indissociavelmente vinculadas ao Ensino e à Pesquisa. Num âmbito geral, sua finalidade é a promoção e o desenvolvimento do bem-estar físico, espiritual e social, a promoção e a garantia dos valores democráticos de igualdade de direitos e de participação, o respeito à pessoa e à sustentabilidade das intervenções no ambiente.

Dentro desta concepção, a FASAR, vem procurando construir uma política capaz de articular as iniciativas dos seus diversos setores acadêmicos, buscando uma prática extensionista consoante aos desafios oferecidos pela realidade na qual se insere.

O setor responsável pela Extensão Acadêmica da FASAR é o Centro de Extensão e Ações Comunitárias – CEAC, que tem como objetivo garantir um processo educativo, cultural e social, que viabilize a relação transformadora entre a academia e a sociedade, ligando a teoria aprendida formalmente nas salas de aula à sua aplicabilidade prática.

As atividades de extensão da FASAR estão focadas na interação do estudante com a vida real, onde ele exercita o voluntariado, o trabalho social, a atuação cultural e o seu papel de profissional-cidadão.

As Atividades de Extensão da FASAR são definidas da seguinte forma:

I – PROGRAMA: “Conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão (cursos, eventos, prestação de serviços), preferencialmente integrando as ações de extensão, pesquisa e ensino. Tem caráter orgânico-institucional, clareza de diretrizes e orientação para um objetivo comum, sendo executado a médio e longo prazo”.

II – PROJETO: “Ação processual e contínua de caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico, com objetivo específico e prazo determinado”.

III – CURSO: “Ação pedagógica, de caráter teórico e/ou prático, presencial ou a distância, planejada e organizada de modo sistemático, com carga horária mínima de 8 horas e critérios de avaliação definidos”.

IV – EVENTO: “Ação que implica na apresentação e/ou exibição pública, livre ou com clientela específica, do conhecimento ou produto cultural, artístico, esportivo, científico e tecnológico desenvolvido, conservado ou reconhecido pela IES”. Classificam-se em: Congressos, seminários, ciclo de debates, exposições, espetáculos, eventos esportivos e festivais.

V – PRESTAÇÃO DE SERVIÇO: “Realização de trabalho oferecido pela Instituição de Educação Superior ou contratado por terceiros (comunidade, empresa, órgão público, etc.); a prestação de serviços se caracteriza por intangibilidade, inseparabilidade processo/produto e não resulta na posse de um bem”.


 Conheça as principais atividades desenvolvidas através do CEAC:

Contato: ceac@fasar.com.br

Horário de atendimento: 14h às 20h