CPA



cpa - comissão própria de avaliação

A Comissão Própria de Avaliação – CPA – da Faculdade Santa Rita – FASAR –, instituída através de Portaria da Direção Geral da IES, de acordo com o artigo 11, da Lei nº 10.861/2004, tem a função de ser o órgão de coordenação, condução, articulação do processo interno de avaliação institucional, de orientação, de sistematização e de prestação de informações ao SINAES – Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior. A CPA objetiva o envolvimento de todos que dela participam – sejam alunos, professores, funcionários, gestores e egressos – em âmbito de avaliação. Essa participação envolve a discussão do processo de autoavaliação, o fornecimento de informações através de instrumentos de pesquisa elaborados pela comissão com a finalidade de coletar dados para o programa e, ainda, a elaboração do Relatório de Autoavaliação Institucional. A CPA FASAR é composta por representantes dos corpos docente, discente, técnico-administrativo e membros da sociedade civil organizada.


ATRIBUIÇÕES DA CPA

Entre as atribuições da CPA FASAR incluem-se as ações de coordenar e articular o processo interno de avaliação da instituição, organizar relatórios do processo de avaliação interna, divulgar os resultados consolidados, extrair indicativos para a tomada de decisão da Direção Geral, elaborar o balanço crítico do processo de avaliação, atuar como elo entre a Instituição e o MEC (Ministério da Educação).


O QUE É AVALIADO PELA CPA?

As avaliações desenvolvidas pela CPA – FASAR almejam auferir a Missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional, o Ensino e Pesquisa, a Responsabilidade social, a Comunicação interna e externa, o Corpo Docente, o Corpo Técnico-administrativo, o Corpo Discente, a Organização e a Gestão, a Infraestrutura e os recursos de apoio, o Planejamento e a avaliação e a Sustentabilidade Financeira.

Os relatórios de autoavaliação institucional construídos pela CPA se fundamentam em dados fornecidos por diversos setores da Faculdade e/ou resultantes de procedimentos de coleta específicos junto a diferentes segmentos da instituição.

As informações e análises avaliativas contidas nesses relatórios são legitimadas pela comunidade e amplamente divulgadas interna e externamente. Conheça os relatórios produzidos pela CPA que são encaminhados ao INEP/MEC.


objetivos gerais da CPA

Realizar a avaliação interna da instituição (autoavaliação) como uma totalidade integrada, permitindo a autoanálise valorativa da coerência entre a missão e as políticas institucionais efetivamente realizadas, visando à melhoria da qualidade acadêmica e o desenvolvimento institucional.

Produzir, nos membros da comunidade acadêmica, autoconsciência de suas qualidades, problemas e desafios para o presente e o futuro, estabelecendo mecanismos institucionalizados e participativos para a sua realização.


objetivos específicos da CPA

- Implantar ações de cooperação entre os atores dos diversos segmentos;
- ampliar a interação entre a IES e a comunidade;
- fomentar a produção científica;
- enfatizar a relevância da responsabilidade social;
- fomentar as potencialidades da IES;
- discutir o planejamento estratégico da autoavaliação;
- discutir a importância do conjunto das atividades acadêmicas e administrativas realizadas na IES;
- apontar as causas das fragilidades detectadas;
- desenvolver a consciência administrativa pedagógica e a capacidade profissional do corpo docente e técnico administrativo.


questionários

O instrumento (questionários) de autoavaliação está organizado em 5 eixos:

EIXO 1: Planejamento e Avaliação Institucional
EIXO 2: Desenvolvimento Institucional
EIXO 3: Políticas Acadêmicas
EIXO 4: Políticas de Gestão
EIXO 5: Infraestrutura Física


CPA FASAR


CPA FASAR



CPA FASAR



metodologia de trabalho da CPA

- Sensibilização da comunidade acadêmica;
- questionários (docentes, discentes, corpo técnico administrativo);
- reuniões e debates;  
- interpretação e análise dos dados;  
- definição e elaboração do relatório;
- devolução sistemática dos resultados para as diferentes dimensões da IES;
- encaminhamento do relatório à Direção Geral da IES;
- inserção do relatório no e-MEC, dentro da data prevista.

mais informações

cpa@fasar.com.br


relatórios


Download do Relatório da CPA 2008.PDF

Download do Relatório da CPA 2009.PDF

Download do Relatório da CPA 2010.PDF

Download do Relatório da CPA 2011.PDF

Download do Relatório da CPA 2012.PDF

Download do Relatório da CPA 2013.PDF

Download do Relatório da CPA 2014.PDF

Download do Relatório da CPA 2015.PDF

Download do Relatório da CPA 2016.PDF