Importância da avaliação do MEC



A IMPORTÂNCIA DA AUTORIZAÇÃO E DO RECONHECIMENTO DOS CURSOS PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO - MEC  

 

A portaria de Autorização e/ou Reconhecimento de um Curso Superior pelo SISTEMA FEDERAL DE ENSINO – MEC – é a segurança para o aluno de que a instituição que o oferta foi AVALIADA, FISCALIZADA e é orientada dentro dos padrões de qualidade necessários à excelência do Ensino Superior. Garante, também, ao aluno o ensino de qualidade, a segurança e validade do diploma em todo o território nacional, direito à carteira do conselho que rege a profissão, direito de se inscrever em concursos públicos federais, estaduais e municipais e preparação acentuada para maior aceitação no mercado de trabalho.

As consequências de se estudar em uma instituição de ensino superior privada com cursos não autorizados e não reconhecidos pelo Ministério da Educação – MEC – são várias e devem ser observadas atentamente pelos vestibulandos.

As autoridades que regulam o Ensino Superior no Brasil fazem advertências aos candidatos aos vestibulares para que eles sejam atentos antes de se matricularem numa faculdade, pesquisem com calma, informem-se, façam uma visita à instituição que lhes interessar e, o mais importante, procurem saber da legalidade das instituições e dos cursos que a instituição oferece. As autoridades vão além, elas insistem que os futuros universitários perguntem, peçam nas instituições de Ensino Superior a PORTARIA DO MEC que AUTORIZOU ou RECONHECEU o curso que se pretende fazer. A dica é que, também, questionem aos Conselhos que regem as profissões se eles emitem a carteira profissional para alunos formados na instituição em que se pretende matricular.

A Faculdade Santa Rita – FASAR – comemora 19 anos de história com 20 cursos autorizados e/ou reconhecidos pelo MEC, que foram avaliados por Comissões do Ministério da Educação, constituídas de Doutores e Mestres que, após criteriosa avaliação, emitem um parecer técnico para que o Ministro da Educação possa homologar a autorização ou o reconhecimento do curso. A avaliação do MEC reafirma a qualidade do ensino da FASAR e garante a segurança para o aluno quanto à aceitação e validade de seu diploma em todo território nacional e o compromisso de inserir, no mercado de trabalho, profissionais do mais alto nível, dotado de altas habilidades e competências para o pleno exercício profissional.


Faculdade Santa Rita – FASAR , uma instituição de Ensino Superior em Conselheiro Lafaiete, pertencente ao Sistema Federal de Ensino, com cursos legalmente autorizados e reconhecidos pelo Ministério da Educação MEC.