Graduação

Enfermagem

> Grade

> Corpo Docente


Coordenação: Daniele Cristine Baldino

Valor da mensalidade em 2017: R$918,00


Sobre o curso

Enfermagem é a ciência que se dedica a promover, a manter e a restabelecer a saúde das pessoas, desta forma, o profissional enfermeiro atua na proteção, na promoção e na recuperação da saúde, bem como na prevenção de doenças.

O início do curso de graduação é marcado por disciplinas básicas da área das ciências biológicas, como anatomia, microbiologia, citologia, histologia e parasitologia. Também são abordados conteúdos relacionados à gerência/administração, fundamentos de psicologia e de sociologia.

Em unidades hospitalares, é indispensável em todos os setores, da UTI à psiquiatria. O enfermeiro supervisiona e coordena as atividades de enfermagem de forma geral, exercendo um trabalho em equipe com as demais categorias, ou seja, com auxiliares e técnicos de enfermagem, coleta os dados sobre o estado de saúde do paciente por meio de exames físicos e entrevistas e faz o diagnóstico de enfermagem para estabelecer a conduta a ser seguida.

O curso de Enfermagem prepara o aluno para o trabalho em equipe multiprofissional (com médicos, nutricionistas, psicólogos, entre outros), sendo este, responsável pelo cuidado com qualidade, pela supervisão e coordenação da prática dos procedimentos em geral da enfermagem, como higiene, alimentação, administração de medicamentos e a prescrição de curativos. A enfermagem não se limita ao trabalho em hospitais e clínicas. Um campo importante é o da saúde coletiva, na qual o profissional atua na promoção da saúde e na prevenção de doenças, realizando também trabalhos educativos na comunidade. O licenciado está apto a ministrar aulas teóricas e práticas em cursos técnicos, sejam de nível médio, seja em escolas profissionalizantes, para formar técnicos de enfermagem. 

O curso na FASAR

A FASAR oferece o curso de graduação em Enfermagem com aprovação do MEC, formando profissionais gabaritados, com um ampliado conhecimento teórico e suporte prático avançado.

Através de seus sofisticados laboratórios, a FASAR prepara o aluno do curso de Enfermagem para a assistência ao paciente com maior habilidade e segurança. Assim, no decorrer das atividades acadêmicas, o aluno conhece os assuntos específicos do curso, assim como, os procedimentos técnicos nos diversos laboratórios e nas dinâmicas aulas práticas de campo, em unidades de saúde, conveniadas com a Instituição de Ensino.

Com o desenvolvimento do curso e evolução acadêmica, dá-se início aos atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde, Pronto Atendimentos e Unidades Hospitalares de forma geral.

O estágio, atividade necessária para a conclusão do curso, é supervisionado por profissionais enfermeiros, professores vinculados à Instituição de Ensino. No término do curso, faz-se necessário à apresentação de um trabalho de conclusão, desenvolvido nos últimos períodos com orientação de professores preparados e titulados.

Objetivo geral do curso

Formar o profissional enfermeiro generalista com capacidade crítica, reflexiva, criativa e humanista, com competência e habilidade para o exercício da enfermagem nas dimensões do cuidar, educar e pesquisar; capaz de intervir e avaliar problemas e/ou situações do processo saúde-doença, comprometido com as questões éticas, sociais, de cidadania e promoção da saúde, sob a ótica holística que rege a profissão.

Objetivos específicos
  • Apreender a historia do homem e relacioná-la com o processo saúde-doença e o processo cuidar;
  • Apreender e aplicar os valores políticos e éticos da profissão;
  • Apropriar-se do conhecimento e desenvolver habilidades para o processo de cuidar;
  • Desenvolver competência técnico-científica para estruturar, desenvolver e elaborar pesquisas relacionadas com a área de saúde conforme sua especificidade;
  • Tornar o aluno apto a fazer atendimentos clínicos de urgência e emergência de acordo com a sua área de atuação;
  • Apreender os procedimentos básicos de uma investigação científica e resolver os problemas encontrados na sua prática, utilizando-se dos mesmos quando a situação exigir;
  • Valorizar e desenvolver o trabalho em equipe;
  • Desenvolver a capacidade de gerenciamento da assistência de enfermagem e de serviços de saúde;
  • Valorizar e buscar a atualização dos conhecimentos da área de enfermagem, visto que é construído historicamente e, portanto, datado e provisório;
  • Realizar análise crítica e contextualizada da realidade social e de seus perfis epidemiológicos para identificar problemas e interferir de forma a transformá-la;
  • Contribuir para a melhoria da qualidade da assistência de enfermagem desenvolvida na região, a partir da oferta de profissionais de enfermagem qualificados para o exercício profissional.

Corpo docente do curso de Enfermagem

O corpo docente do curso de Enfermagem é formado por professores doutores, professores mestres e professores especialistas, devidamente preparados técnica e academicamente, visando à formação de qualidade necessária para o futuro profissional enfermeiro.

O mercado de trabalho

O enfermeiro pode atuar na organização e execução da assistência de enfermagem em hospitais, clínicas, creches, ambulatórios, unidades básicas de saúde, empresas e escolas, tanto na área pública, quanto na área privada. A organização, o gerenciamento e a prestação do cuidado em nível domiciliar também são atividades desenvolvidas pelo enfermeiro. Outra possibilidade para esse profissional é atuar na área de pesquisa, auditoria em serviços e consultoria, bem como no Ensino Médio ou de graduação em Enfermagem, abrangendo temáticas que envolvem conteúdos teóricos e práticos da assistência de enfermagem - em disciplinas como Fundamentos de Enfermagem; Assistência de Enfermagem à Mulher e ao Recém-nascido, à Criança e ao Adolescente, à Saúde do Adulto e do Idoso - e de Administração aplicada à Enfermagem.

NDE - Núcleo Docente Estruturante

O Núcleo Docente Estruturante - NDE - é composto pelo coordenador e por docentes do curso de Enfermagem. O objetivo principal do NDE é auxiliar o Colegiado do Curso de Enfermagem na consolidação do Projeto Pedagógico de Curso de acordo com a legislação vigente. O NDE está constituído por docentes de elevada formação e titulação, contratados em tempo integral e parcial, que trabalham a organização didático-pedagógica do Curso: construção e acompanhamento do projeto pedagógico do curso; acompanhamento dos resultados no ensino-aprendizagem do projeto pedagógico; revisão das ementas e conteúdos programáticos; indicação de cursos a serem ofertados em nível de atividade complementar como forma de nivelar o aluno ingressante ou reforçar o aprendizado; propor ações em prol de melhores resultados no ENADE; criação, implantação e manutenção dos grupos de trabalho e pesquisa; criação e implantação de projetos de extensão e de atividades interdisciplinares; e atendimento aos discentes. 

Colegiado de curso


A coordenação didática do Curso de Enfermagem está a cargo do Colegiado do Curso, constituído pelos docentes que ministram disciplinas do currículo do curso, pelo Coordenador do Curso e por um representante do Corpo Discente. 

Atividades complementares
 

As atividades complementares são concebidas para propiciar ao aluno a oportunidade de realizar, em prolongamento às demais atividades do currículo, uma parte de sua trajetória de forma autônoma e particular, com conteúdos diversos que lhe permitam enriquecer o conhecimento propiciado pelo curso de graduação. Algumas atividades realizadas pelos alunos do curso de Enfermagem da FaSaR: 
  • Participação em congressos, eventos e seminários;
  • Visitas técnicas;
  • Monitorias;
  • Projetos desenvolvidos juntamente com a comunidade.
Conheça alguns trabalhos sociais e de extensão realizados pelo curso de Enfermagem:
 
> FASAR na Ação Global 2015
> FASAR na Festa do Trabalhador de Ouro Branco 2015
> FASAR na 1ª Câmara Itinerante 2015
> Na Luta Contra a Aids 
> Caminhada da Inconfidência
> Mostra de Profissões
> Copa Internacional de Moutain Bike
> Doação de produtos hospitalares e alimentos - Hospital São Vicente
> Vacinação para idosos
> Projeto "De Bem com a Vida"
> Projeto "Aprendendo a Viver"
> Campanha de Prevenção ao Câncer 
> O Movimento Antimanicomial
> Campanha de Doação de Sangue
> Desafio Dom Pedro