Graduação

Letras

Sobre o curso             


A crescente importância do conhecimento de Português e de idiomas estrangeiros aumenta as oportunidades do licenciado em Letras, já que sua função é a de estudar e ensinar a língua e a literatura de diversos países. Em geral, esse profissional se especializa em uma língua moderna - Inglês, Francês, Espanhol, Alemão, por exemplo, ou morta, como Latim e Grego.             

No curso de Letras, também há uma vertente que pode ser explorada largamente: a Linguística. Seu objetivo principal é pesquisar todos os fenômenos da fala e desvendar a capacidade que o homem tem de organizar as ideias e expressá-las por meio da língua. Desafio, por sinal, é um termo comum no universo da Linguística que procura desvendar o funcionamento da linguagem em suas várias dimensões: sonoridade, sentido, organização sintática e uso social. O papel do linguista é trabalhar sob uma perspectiva analítica os sons, as palavras, as frases do texto. 

O curso na FASAR

O profissional colocado no mercado pela Faculdade" Santa Rita" tem uma formação ampla, o que lhe permite grande versatilidade nos diferentes campos possíveis de trabalho.  

O mercado de trabalho

O profissional dessa área pode atuar em empresas jornalísticas, editoras, escolas públicas de ensinos Fundamental e Médio, universidades, empresas privadas e também como autônomo ,preparando relatórios, pautas e atas para reuniões importantes do empresariado.              

No caso da habilitação em tradutor, esse profissional pode também atuar em editoras, congressos, aeroportos, agências de turismo, escritórios de comércio exterior, embaixadas e empresas multinacionais. Essa habilitação encontra o mercado em franca expansão.

NDE - Núcleo Docente Estruturante

O Núcleo Docente Estruturante - NDE - é composto pelo coordenador e por docentes do curso de Letras. O objetivo principal do NDE é auxiliar o Colegiado do Curso de Letras na consolidação do Projeto Pedagógico de Curso de acordo com a legislação vigente. O NDE está constituído por docentes de elevada formação e titulação, contratados em tempo integral e parcial, que trabalham a organização didático-pedagógica do Curso: construção e acompanhamento do projeto pedagógico do curso; acompanhamento dos resultados no ensino-aprendizagem do projeto pedagógico; revisão das ementas e conteúdos programáticos; indicação de cursos a serem ofertados em nível de atividade complementar como forma de nivelar o aluno ingressante ou reforçar o aprendizado; propor ações em prol de melhores resultados no ENADE; criação, implantação e manutenção dos grupos de trabalho e pesquisa; criação e implantação de projetos de extensão e de atividades interdisciplinares; e atendimento aos discentes. 

Colegiado de curso

A coordenação didática do Curso de Letras está a cargo do Colegiado do Curso, constituído pelos docentes que ministram disciplinas do currículo do curso, pelo Coordenador do Curso e por um representante do Corpo Discente.  

Atividades complementares

As atividades complementares são concebidas para propiciar ao aluno a oportunidade de realizar, em prolongamento às demais atividades do currículo, uma parte de sua trajetória de forma autônoma e particular, com conteúdos diversos que lhe permitam enriquecer o conhecimento propiciado pelo curso de graduação. Algumas atividades realizadas pelos alunos do curso de Letras da FASAR: Participação em congressos, eventos e seminários; Visitas técnicas; Monitorias; Projetos desenvolvidos juntamente com a comunidade.