Graduação

Nutrição

> Grade

> Corpo Docente


Coordenação: Nair Tavares Milhem Ygnatios Ferreira

Valor da mensalidade em 2017: R$727,00


Sobre o curso  

O Curso de Nutrição da FASAR tem como objetivo geral formar o nutricionista para o exercício de competências e habilidades, com percepção crítica da realidade social, econômica, política, cultural e ambiental para desenvolver atividades técnico-cientificas nas diversas áreas de atuação no campo da alimentação e nutrição de modo a prevenir, preservar e recuperar a saúde de indivíduos e/ou populações de acordo com os princípios da ética, contribuindo para o desenvolvimento do País, de forma isolada ou em parceria com outras instituições.

O curso de Nutrição da FASAR foi estrelado pelo Guia do estudante Melhores Universidades nos anos de 2013 e 2014 da Editora Abril, comprovando a excelência do ensino na Instituição.

NDE - Núcleo Docente Estruturante 
   
            
O Núcleo Docente Estruturante - NDE - é composto pelo coordenador e por docentes do curso de Nutrição. O objetivo principal do NDE é auxiliar o Colegiado do Curso de Nutrição na consolidação do Projeto Pedagógico de Curso de acordo com a legislação vigente. O NDE está constituído por docentes de elevada formação e titulação, contratados em tempo integral e parcial, que trabalham a organização didático-pedagógica do Curso: construção e acompanhamento do projeto pedagógico do curso; acompanhamento dos resultados no ensino-aprendizagem do projeto pedagógico; revisão das ementas e conteúdos programáticos; indicação de cursos a serem ofertados em nível de atividade complementar como forma de nivelar o aluno ingressante ou reforçar o aprendizado; propor ações em prol de melhores resultados no ENADE; criação, implantação e manutenção dos grupos de trabalho e pesquisa; criação e implantação de projetos de extensão e de atividades interdisciplinares; e atendimento aos discentes.

Colegiado de curso     

A coordenação didática do Curso de Nutrição está a cargo do Colegiado do Curso, constituído pelos docentes que ministram disciplinas do currículo do curso, pelo Coordenador do Curso e por um representante do Corpo Discente.

Atividades complementares
        
         
As atividades complementares são concebidas para propiciar ao aluno a oportunidade de realizar, em prolongamento às demais atividades do currículo, uma parte de sua trajetória de forma autônoma e particular, com conteúdos diversos que lhe permitam enriquecer o conhecimento propiciado pelo curso de graduação. Algumas atividades realizadas pelos alunos do curso de Nutrição da FASAR:
  • Participação em congressos, eventos e seminários;
  • Visitas técnicas;
  • Monitorias;
  • Projetos desenvolvidos juntamente com a comunidade.

Conheça alguns trabalhos sociais e de extensão realizados pelo curso de Nutrição:
 
Visita Técnica ao Frigorífico Frigosouza - Cons. Lafaiete - MG
Copa Internacional de Mountain Bike Araxá - MG
Domingão no Cristo - Cons. Lafaiete - MG
Congresso Mineiro de Alimentação e Nutrição - Ouro Preto - MG 
Blitz Avenida Telesforo Cândido de Resende - Cons. Lafaiete - MG 
Domingão no Cristo   
Evento das mães Dia da Nutricionista 2007  
Mostra de Profissões 2006
Visita Técnica Novelis - Ouro Preto - MG
Mostra de Profissões 2007
Aula Prática de Técnica Dietética Estágio Supervisionado 
Palestra de Nutrição e Estética ex aluna Claudiana Cota
Visita Técnica

O estágio supervisionado   

O Estágio Supervisionado constitui uma das modalidades de prática a ser realizada diretamente em ambientes de trabalho, sob a forma de uma ação desenvolvida enquanto vivência profissional prolongada, sistemática, intencional e acompanhada. Ele objetiva o conhecimento do real em situação de trabalho.

O Estágio Supervisionado do Curso pauta-se, em três áreas de atuação: nutrição clínica, nutrição social e nutrição em unidades de alimentação e nutrição.

O Estágio Supervisionado poderá ser realizado na FASAR e/ou fora dela, em instituição/empresa credenciada, com orientação docente e supervisão local. São Instituições conveniadas, para atividades de Estágio: Secretaria Municipal de Saúde e Educação de: Conselheiro Lafaiete, Ouro Branco, Ouro Preto, Lamim, Senhora de Oliveira, Casa Grande, Desterro de Entre Rios, Santana dos Montes, São Brás do Suaçuí, Mariana e Queluzito; Sociedade Beneficente São Camilo - Hospital São Camilo; Clínica Especializada de Reabilitação Ltda; Gran Sapore BR Brasil SA, GR SA; Restaurante e Pizzaria Duas Irmãs Ltda; CSN - Companhia Siderúrgica Nacional; Gerdau Açominas; Novelis do Brasil; Vale (CVRD); Ferro Ligas; Centro de Apoio à Saúde e Alimentação; APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais; Hospital São Camilo; Clínica de Tratamento Nefrológico; Hospital Santana; Hospital Senhora de Oliveira; Hospital São Vicente de Paulo; Asilo Drº Carlos Romeiro; CEFET Ouro Preto; Fundação Ouro Branco.