Graduação

Pedagogia

> Grade

> Corpo Docente


Coordenação: Cândida Clara de Oliveira Pereira da Fonseca

Valor da mensalidade em 2017: R$472,00


Sobre o curso

A carga maior do curso, que dura em média quatro anos, é na área de ciências humanas e sociais aplicadas. Além de metodologias específicas, você estuda a estrutura e o funcionamento do sistema de ensino, princípios e métodos de administração escolar e novas tecnologias educacionais. 

Fonte: Guia do Estudante

O curso na FASAR 

O objetivo primordial do curso de Pedagogia da FASAR é o de estudar os conteúdos e conceitos básicos das várias áreas de conhecimento em seus aspectos específicos e interdisciplinares, articulados à prática e às propostas metodológicas mais adequadas à formação profissional e às novas exigências educacionais, de acordo com o contexto sócio-cultural e em consonância com os novos tempos e as novas tecnologias. 

O curso de Pedagogia da FASAR foi estrelado pelo Guia do estudante Melhores Universidades 2012 da Editora Abril, comprovando a excelência do ensino da Instituição.

O mercado de trabalho 

Muitas empresas, inclusive as privadas, já perceberam que diante de um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico e competitivo, se faz necessária a ampliação das habilidades a serem desenvolvidas nas áreas corporativas. O profissional deixa de ser um especialista para se tornar um indivíduo também habilidoso, com conhecimentos diversificados e que deve estar apto a atender às novas demandas. 

Perfil característico do pedagogo empresarial            

O pedagogo não abandonou o campo da educação. O que se percebe é uma ampliação do seu leque de opções. Esse ainda é o único profissional habilitado a preparar, administrar e avaliar currículos e programas escolares.

Há vários editais de concursos públicos específicos para profissionais com formação em Pedagogia, com possibilidades de grandes salários se comparados à média nacional.

NDE - Núcleo Docente Estruturante

O Núcleo Docente Estruturante - NDE - é composto pelo coordenador e por docentes do curso de Pedagogia. O objetivo principal do NDE é auxiliar o Colegiado do Curso de Pedagogia na consolidação do Projeto Pedagógico de Curso de acordo com a legislação vigente. O NDE está constituído por docentes de elevada formação e titulação, contratados em tempo integral e parcial, que trabalham a organização didático-pedagógica do Curso: construção e acompanhamento do projeto pedagógico do curso; acompanhamento dos resultados no ensino-aprendizagem do projeto pedagógico; revisão das ementas e conteúdos programáticos; indicação de cursos a serem ofertados em nível de atividade complementar como forma de nivelar o aluno ingressante ou reforçar o aprendizado; propor ações em prol de melhores resultados no ENADE; criação, implantação e manutenção dos grupos de trabalho e pesquisa; criação e implantação de projetos de extensão e de atividades interdisciplinares; e atendimento aos discentes.

Colegiado de curso

A coordenação didática do Curso de Pedagogia está a cargo do Colegiado do Curso, constituído pelos docentes que ministram disciplinas do currículo do curso, pelo Coordenador do Curso e por um representante do Corpo Discente.

Atividades complementares

As atividades complementares são concebidas para propiciar ao aluno a oportunidade de realizar, em prolongamento às demais atividades do currículo, uma parte de sua trajetória de forma autônoma e particular, com conteúdos diversos que lhe permitam enriquecer o conhecimento propiciado pelo curso de graduação.
Algumas atividades realizadas pelos alunos do curso de Pedagogia da FASAR:
  • Participação em congressos, eventos e seminários;
  • Visitas técnicas;
  • Monitorias;
  • Projetos desenvolvidos juntamente com a comunidade.