Conhecimento técnico, equilíbrio emocional e habilidades para lidar com pessoas são competências do administrador

O isolamento social tem sido a saída pra proteger-se do contágio do COVID-19 e contribuir no controle do número de infectados. Mas, por outro lado, empresários, prestadores de serviços e vendedores ambulantes estão diante de um grande desafio: como evitar que a paralisação, causada pelo isolamento social, gere uma crise em seus negócios.

Os conhecimentos da Administração são cruciais para que gestores de empresas possam ter o mínimo de previsibilidade em um momento tão imprevisível, tais como a gestão de recursos financeiros, humanos e tecnológicos, assertividade no planejamento financeiro, equilíbrio no fluxo de caixa, estratégias de marketing, planejamento contábil, equilíbrio fiscal, controle de estoques e manejo logístico.

Além do conhecimento técnico, o equilíbrio emocional e a capacidade de lidar com pessoas, sobretudo em tempos de extrema instabilidade, também são habilidades do administrador. Comunicação, pensamento crítico, empatia, atitude positiva, trabalho em equipe, sobretudo no trabalho remoto, sempre foram necessárias para garantir uma boa gestão e agora na pandemia, mais ainda, são indispensáveis para garantir o equilíbrio do clima e da atmosfera em que um negócio está inserido.

Tanto na iniciativa privada quanto na administração pública o gestor é fundamental para garantir a condução do negócio. No cenário da pandemia, o administrador atua no planejamento de estoques de equipamentos e EPI’s utilizados por profissionais da área de saúde que atuam diretamente no enfrentamento da doença. Atua também no gerenciamento logístico da aquisição desses materiais, desde o orçamento, a compra, o empenho e o pagamento. Essas atividades são conteúdos abordados durante a graduação do curso de Administração e aplica-se na prática para contribuir, por exemplo, no combate do COVID-19.

A Faculdade Santa Rita – FASAR – oferece o curso de Administração, que aborda um conteúdo diversificado de gestão e planejamento das empresas, formando profissionais preparados para momentos de imprevisibilidade e, ao mesmo tempo, desenvolvendo habilidades que são indispensáveis para garantir a estabilidade emocional no enfrentamento de crises. As inscrições para ingressar na FASAR no 2º semestre/2020 estão abertas. O candidato pode se inscrever para realizar Prova Online ou aproveitar sua nota do ENEM. Ambas as modalidades oferecem descontos exclusivos nas mensalidades durante todo o curso. Para saber mais, acesse www.fasar.com.br/vestibular.

Para conhecer mais sobre os cursos ofertados pela FASAR e suas áreas de atuação, acesse os links abaixo:

Contribuição dos Engenheiros no combate do COVID-19

Contribuição dos Arquitetos, Urbanistas e Pedagogos no combate do COVID-19

Contribuição dos Enfermeiros e Fisioterapeutas no combate do COVID-19

Contribuição dos Educadores Físicos e Nutricionistas no combate do COVID-19

Contribuição dos Biomédicos e Farmacêuticos no combate do COVID-19