Ciências exatas, humanas e biológicas possuem responsabilidades essenciais em tempos de surto do novo coronavírus

A população mundial foi impactada pela mais recente enfermidade que acomete o mundo, a COVID-19. Muito se discute e pouco se sabe sobre a doença. O isolamento social tem sido a saída pra proteger-se do contágio e contribuir no controle do número de infectados simultaneamente, evitando um colapso no sistema de saúde. Diante desse cenário, os profissionais de todas as áreas (Exatas, Humanas e Biológicas) atuam para contribuir de alguma maneira para a sociedade. Em uma série de reportagens, a Faculdade Santa Rita – FASAR apresentará como os profissionais de cada curso de Graduação estão atuando em tempos de pandemia. Nessa primeira reportagem, entenda como as Engenharias são aliadas no controle e combate ao COVID-19.

Os profissionais formados no curso de Engenharia de Controle e Automação são capacitados para elaborar aplicativos que permitem a interface de consumidores com empresas que trabalham com delivery. Eles também desenvolvem sistemas de controle de acesso a locais fechados para evitar aglomeração de pessoas em ambientes como supermercados, lojas de materiais de construção e farmácias. Além disso, podem contribuir projetando e imprimindo em 3D sistemas de proteção facial, como máscaras e demais equipamentos de proteção, e criando aparelhos de monitoramento pessoal, tais como medidores de saturação de oxigênio e batimentos cardíacos. Os sistemas de processamento de imagens na identificação de aglomerações de pessoas em locais críticos, como supermercados e farmácias, também são desenvolvidos pelo Engenheiro de Controle e Automação. Outra contribuição está relacionada à automatização das atividades possíveis e padronizadas de médicos e enfermeiros, visando uma menor exposição aos riscos ocupacionais.

Em meio ao atual cenário de desafios e incertezas, a Engenharia Civil pode contribuir para situações que envolvam edificações que dão suporte às pessoas acometidas pelo COVID-19. Os engenheiros desenvolvem soluções de baixo custo, com estruturas de rápida execução e que favorecem os processos de higienização como, por exemplo, projetos viáveis de hospitais de campanha. Em outra vertente, os engenheiros civis discutem, em ações conjuntas com outras áreas, a logística dos transportes de passageiros e mercadorias. Também, junto à área de saúde, os profissionais da engenharia buscarão minimizar a proliferação do vírus, descongestionando o Sistema Único de Saúde e possibilitando que as pessoas sejam atendidas conforme a necessidade.

O engenheiro de produção também tem papel fundamental no cenário atual de pandemia. A logística humanitária relaciona-se aos processos e sistemas envolvidos para a mobilização de recursos, habilidades e conhecimentos com o objetivo de ajudar pessoas afetadas por desastres. Nesse contexto, a Engenharia de Produção apresenta-se como uma aliada em ações desenvolvidas no combate à doença e nas melhores práticas de operações logísticas de respostas a pandemias, visando impedir a propagação da doença e controlar o surto confirmado. Através das ações de melhorias nas operações de logística e na gestão da cadeia de suprimentos das Organizações Humanitárias e dos governos em situações de desastres, a tomada de decisões torna-se uma tarefa complexa devido à necessidade de abordar as incertezas e, ao mesmo tempo, planejar os requisitos futuros.

O curso de Engenharia Elétrica também é um forte aliado da sociedade garantindo o fornecimento de energia elétrica nas áreas residenciais e auxiliando na manutenção de sistemas elétricos auxiliares de hospitais, tais como ar condicionado, ventilação e iluminação. Esse profissional auxilia na manutenção de sistemas eletrônicos de equipamentos médicos de diagnóstico, tais como Ultrassom e ressonância magnética. Também garante a estabilidade de energia em hospitais atuando na manutenção de geradores e no-breaks. Além disso, atua na operação dos sistemas de emergência do hospital, tais como detectores de incêndio e alarmes manuais.

Todos esses cursos são oferecidos pela FASAR com metodologias de ensino modernas e infraestrutura diferenciada. A FASAR possui em seu campus mais de 30 laboratórios próprios, onde os alunos podem simular e praticar os conteúdos estudados em sala de aula. Além disso, a FASAR possui parcerias de estágio com as principais instituições da região e reconhecimento pelo mercado de trabalho. As inscrições para ingressar na FASAR no 2º semestre/2020 estão abertas. O candidato pode se inscrever para realizar Prova Online ou aproveitar sua nota do ENEM. Ambas as modalidades oferecem descontos exclusivos nas mensalidades durante todo o curso. Para saber mais, acesse www.fasar.com.br/vestibular.

Para conhecer mais sobre os cursos ofertados pela FASAR e suas áreas de atuação, acesse os links abaixo:

Contribuição dos Administradores no combate do COVID-19

Contribuição dos Arquitetos, Urbanistas e Pedagogos no combate do COVID-19

Contribuição dos Enfermeiros e Fisioterapeutas no combate do COVID-19

Contribuição dos Educadores Físicos e Nutricionistas no combate do COVID-19

Contribuição dos Biomédicos e Farmacêuticos no combate do COVID-19