ENADE




O que é o ENADE e qual o seu objetivo?

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é uma das avaliações que compõem o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), criado pela Lei nº. 10.861, de 14 de abril de 2004. Ele é descrito como sendo o exame que avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação.

O objetivo do Enade é avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação; suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico da profissão escolhida, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento. (Fonte: http://portal.inep.gov.br)


O Enade é obrigatório?

Conforme disposição do art. 5º, § 5º, da Lei nº. 10.861/2004, o Enade constitui-se componente curricular obrigatório, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente a situação regular com relação a essa obrigação. A situação de irregularidade do estudante junto ao Enade irá ocorrer quando o estudante selecionado não comparecer ao exame, não preencher do Questionário do Estudante e tiver o registro de participação indevido na prova.
(Fonte: http://portal.inep.gov.br)


Quais os instrumentos básicos do Enade?

  • O questionário do coordenador(a) do curso.
  • O questionário do estudante;
  • A prova;
    • A prova é constituída por 40 questões, sendo 35 de múltipla escola e 5 discursivas.  
    • A prova é dividida em questões de formação geral e formação específica (núcleo Básico e profissionalizante.
    • A formação geral conta com 10 QUESTÕES, sendo 2 DISCURSIVAS e 8 MÚLTIPLA ESCOLHA
    • A formação específica conta com 30 QUESTÕES, sendo 3 DISCURSIVAS e 27 MÚLTIPLA ESCOLHA.
    • No caso da pedagogia, há apenas conteúdos de formação geral.



Quando será realizado o Enade 2017?

O Enade 2017 será aplicado conforme o quadro a seguir*:

Aplicação do exame

26 de novembro de 2017
A abertura dos portões 12h
Fechamento dos portões 13h.
Início da prova 13h30 (horário de Brasília)
Duração 4 (quatro) horas.

*Não será permitida a entrada no local da prova após esse horário.

Os estudantes que participarão da prova deverão apresentar-se no local definido pelo Inep, para localizar a sala, assinar a lista de presença e cumprir outros requisitos, munidos de documento oficial de identificação (com fotografia), e caneta esferográfica de tinta preta, feita em material transparente para responder tanto as questões objetivas quanto as discursivas. A participação no Enade 2017 será atestada a partir da assinatura do estudante na lista de presença de sala e no cartão de respostas às questões objetivas da prova.



Edital do Enade 2017

A partir do Enade 2017 o Inep não irá disponibilizar os Manuais do Enade e Manual do Estudante como ocorria nos anos anteriores. Todas as informações referentes ao exame em 2017, como os procedimentos técnicos indispensáveis à execução do prova, as ações de responsabilidade do estudante, acompanhamento das inscrições e a participação no exame, estão disponíveis no edital do exame.

Esse Edital pode ser acessado em:
http://download.inep.gov.br/educacao_superior/enade/edital/2017/edital_n26_de_16062017_enade_2017.pdf


Saiba mais


Provas e gabaritos Portal Inep

Portarias, documentos e legislação Portal Inep

Portal Inep Portal Inep