Vestibular
1º/2021

INSCREVA-SE

CPA

Comissão Própria de Avaliação – CPA

A Comissão Própria de Avaliação – CPA – da Faculdade Santa Rita – FASAR –, instituída através de Portaria da Direção Geral da IES, de acordo com o artigo 11, da Lei nº 10.861/2004, tem a função de ser o órgão de coordenação, condução, articulação do processo interno de avaliação institucional, de orientação, de sistematização e de prestação de informações ao SINAES – Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior. A CPA objetiva o envolvimento de todos que dela participam – sejam alunos, professores, funcionários, gestores e egressos – em âmbito de avaliação. Essa participação envolve a discussão do processo de autoavaliação, o fornecimento de informações através de instrumentos de pesquisa elaborados pela comissão com a finalidade de coletar dados para o programa e, ainda, a elaboração do Relatório de Autoavaliação Institucional. A CPA FASAR é composta por representantes dos corpos docente, discente, técnico-administrativo e membros da sociedade civil organizada.

Atribuições da CPA

Entre as atribuições da CPA – FASAR incluem-se as ações de coordenar e articular o processo interno de avaliação da instituição, organizar relatórios do processo de avaliação interna, divulgar os resultados consolidados, extrair indicativos para a tomada de decisão da Direção Geral, elaborar o balanço crítico do processo de avaliação, atuar como elo entre a Instituição e o MEC (Ministério da Educação).

O que é avaliado pela CPA?

As avaliações desenvolvidas pela CPA – FASAR almejam auferir a Missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional, o Ensino e Pesquisa, a Responsabilidade social, a Comunicação interna e externa, o Corpo Docente, o Corpo Técnico-administrativo, o Corpo Discente, a Organização e a Gestão, a Infraestrutura e os recursos de apoio, o Planejamento e a avaliação e a Sustentabilidade Financeira.

Os relatórios de autoavaliação institucional construídos pela CPA se fundamentam em dados fornecidos por diversos setores da Faculdade e/ou resultantes de procedimentos de coleta específicos junto a diferentes segmentos da instituição.

As informações e análises avaliativas contidas nesses relatórios são legitimadas pela comunidade e amplamente divulgadas interna e externamente. Conheça os relatórios produzidos pela CPA que são encaminhados ao INEP/MEC.

Objetivos gerais da CPA

Realizar a avaliação interna da instituição (autoavaliação) como uma totalidade integrada, permitindo a autoanálise valorativa da coerência entre a missão e as políticas institucionais efetivamente realizadas, visando à melhoria da qualidade acadêmica e o desenvolvimento institucional.

Produzir, nos membros da comunidade acadêmica, autoconsciência de suas qualidades, problemas e desafios para o presente e o futuro, estabelecendo mecanismos institucionalizados e participativos para a sua realização.

Objetivos específicos da CPA

  • Implantar ações de cooperação entre os atores dos diversos segmentos;
  • ampliar a interação entre a IES e a comunidade;
  • fomentar a produção científica;
  • enfatizar a relevância da responsabilidade social;
  • fomentar as potencialidades da IES;
  • discutir o planejamento estratégico da autoavaliação;
  • discutir a importância do conjunto das atividades acadêmicas e administrativas realizadas na IES;
  • apontar as causas das fragilidades detectadas;
  • desenvolver a consciência administrativa pedagógica e a capacidade profissional do corpo docente e técnico administrativo.

Questionários

O instrumento (questionários) de autoavaliação está organizado em 5 eixos:

EIXO 1: Planejamento e Avaliação Institucional
EIXO 2: Desenvolvimento Institucional
EIXO 3: Políticas Acadêmicas
EIXO 4: Políticas de Gestão
EIXO 5: Infraestrutura Física

Metodologia de trabalho da CPA

  • Sensibilização da comunidade acadêmica;
  • questionários (docentes, discentes, corpo técnico administrativo);
  • reuniões e debates;  
  • interpretação e análise dos dados;  
  • definição e elaboração do relatório;
  • devolução sistemática dos resultados para as diferentes dimensões da IES;
  • encaminhamento do relatório à Direção Geral da IES;
  • inserção do relatório no e-MEC, dentro da data prevista.

Horários de atendimento

  • 3ª feira de 19h às 20h30
  • 4ª feira de 19h às 20h30, e de 21h às 22h

Mais informações

Relatórios

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