Coordenação: Raphael de Vicq Ferreira da Costa
O currículo é multidisciplinar e engloba matérias das áreas de exatas, biológicas e sociais aplicadas. Assim, as aulas de matemática, física, química e estatística alternam-se com as de ecologia, geologia, hidrologia, cartografia e hidráulica. A partir do terceiro ano, o aluno aprofunda o estudo de conteúdos profissionalizantes que incluem o tratamento de resíduos, o cálculo de emissões na atmosfera e a avaliação de impactos ambientais, entre outros. A realização de estágio é obrigatória, assim como a apresentação de um projeto de conclusão de curso.
Fonte: Guia do Estudante
O curso na FASAR
O curso de engenharia ambiental oferecido pela Faculdade Santa Rita é interdisciplinar e subdivide-se em duas grandes áreas para atuação:
- Gestão Ambiental: formação básica com enfoque no planejamento e gerenciamento dos recursos naturais;
- Tecnologia Ambiental: formação com enfoque no diagnóstico e proposição de soluções dos problemas ambientais decorrentes da atividade humana, principalmente a industrial em suas diversas etapas.
O mercado de trabalho
O mercado de trabalho é muito promissor, principalmente porque esse profissional tem formação multidisciplinar, nas áreas de exatas e biológicas.
Os centros de pesquisa, órgãos executores de gerenciamento e controle ambiental, organizações não-governamentais (ONGs), agências reguladoras de água, energia elétrica e vigilância sanitária, universidades e indústrias das mais variadas atividades são as principais fontes de absorção dessa qualificação. Além dessas, a iniciativa privada também tem solicitado a procura de profissional com esse perfil.
De modo geral, o mercado busca profissionais criativos, atentos, com boa cultura humanista, habilidade em conviver em equipe, principalmente multidisciplinar e que tenham raciocínio rápido e, sobretudo, apresentem competência técnica desejada. As melhores oportunidades de emprego, ainda, estão concentradas nas Regiões Sudeste e Sul.
NDE - Núcleo Docente Estruturante
O Núcleo Docente Estruturante - NDE- é composto pelo coordenador e por docentes do curso de Engenharia Ambiental. O objetivo principal do NDE é auxiliar o Colegiado do Curso de Engenharia Ambiental na consolidação do Projeto Pedagógico de Curso de acordo com a legislação vigente. O NDE está constituído por docentes de elevada formação e titulação, contratados em tempo integral e parcial, que trabalham a organização didático-pedagógica do Curso: construção e acompanhamento do projeto pedagógico do curso; acompanhamento dos resultados no ensino-aprendizagem do projeto pedagógico; revisão das ementas e conteúdos programáticos; indicação de cursos a serem ofertados em nível de atividade complementar como forma de nivelar o aluno ingressante ou reforçar o aprendizado; propor ações em prol de melhores resultados no ENADE; criação, implantação e manutenção dos grupos de trabalho e pesquisa; criação e implantação de projetos de extensão e de atividades interdisciplinares; e atendimento aos discentes.
Colegiado de curso
A coordenação didática do Curso de Engenharia Ambiental está a cargo do Colegiado do Curso, constituído pelos docentes que ministram disciplinas do currículo do curso, pelo Coordenador do Curso e por um representante do Corpo Discente.
Atividades complementares
As atividades complementares são concebidas para propiciar ao aluno a oportunidade de realizar, em prolongamento às demais atividades do currículo, uma parte de sua trajetória de forma autônoma e particular, com conteúdos diversos que lhe permitam enriquecer o conhecimento propiciado pelo curso de graduação. Algumas atividades realizadas pelos alunos do curso de Engenharia Ambiental da FASAR:
- Participação em congressos, eventos e seminários;
- Visitas técnicas;
- Projetos de extensão desenvolvidos juntamente com a comunidade;
- Projetos de pesquisa nas seguintes linhas: Qualidade da água, Geoquímica, Saúde Ambiental e Gerenciamento de Resíduos Sólidos.