Graduação

Fisioterapia

.


Sobre o curso

A Fisioterapia é uma ciência da saúde que atua no diagnóstico, prevenção e tratamento das disfunções corporais decorrentes do envelhecimento e/ou de doenças sistêmicas. O conhecimento anatômico, fisiológico, cinesiológico (movimento) e biomecânico, associados ao estudo de exames de imagem e das doenças que afetam a população em geral, permitem ao Fisioterapeuta a capacidade de realizar a avaliação e determinar um plano de tratamento adequado e individualizado a seu paciente, a fim de restaurar sua capacidade física.

O processo de reabilitação fisioterapêutico pode ser realizado através de técnicas como a cinesioterapia (utilização de movimentos), terapias manuais, hidroterapia, eletroterapia (uso de aparelhos de estimulação), termoterapia (uso de calor e gelo), mecanoterapia (utilização de aparelhos que auxiliam no fortalecimento e recuperação dos movimentos), dentre outras, cabendo ao fisioterapeuta a escolha adequada dos recursos a serem utilizados de acordo com a necessidade de cada paciente.


O mercado de trabalho

A atuação fisioterapêutica tem sido ampla incluindo as áreas de pediatria, neurologia, cardiologia, respiratória, geriatria, uroginecologia, ortopedia, dermatologia, desportiva, ergonomia, oncologia, dentre outras, permitindo assim que o profissional tenha acesso a locais de trabalho como clínicas, hospitais, consultórios, ambulatórios, escolas, siderúrgicas, locais de treinamento esportivo, bem como o domicílio do paciente.

A importância do fisioterapeuta como parte integrante da equipe multiprofissional área da saúde se destaca pelo atendimento a um paciente que necessite restaurar a funcionalidade de determinado órgão ou sistema, permitindo seu retorno às atividades de vida diária e proporcionando a melhora da qualidade de vida deste. 

 
NDE - Núcleo Docente Estruturante

O Núcleo Docente Estruturante - NDE - é composto pelo coordenador e por docentes do curso de Fisioterapia. O objetivo principal do NDE é auxiliar o Colegiado do Curso de Fisioterapia na consolidação do Projeto Pedagógico de Curso de acordo com a legislação vigente. O NDE está constituído por docentes de elevada formação e titulação, contratados em tempo integral e parcial, que trabalham a organização didático-pedagógica do Curso: construção e acompanhamento do projeto pedagógico do curso; acompanhamento dos resultados no ensino-aprendizagem do projeto pedagógico; revisão das ementas e conteúdos programáticos; indicação de cursos a serem ofertados em nível de atividade complementar como forma de nivelar o aluno ingressante ou reforçar o aprendizado; propor ações em prol de melhores resultados no ENADE; criação, implantação e manutenção dos grupos de trabalho e pesquisa; criação e implantação de projetos de extensão e de atividades interdisciplinares; e atendimento aos discentes.
 
Colegiado de curso

A coordenação didática do Curso de Fisioterapia está a cargo do Colegiado do Curso, constituído pelos docentes que ministram disciplinas do currículo do curso, pelo Coordenador do Curso e por um representante do Corpo Discente.

Atividades complementares

As atividades complementares são concebidas para propiciar aos alunos a oportunidade de realizar, em prolongamento às demais atividades do currículo, uma parte de sua trajetória de forma autônoma e particular, com conteúdos diversos que lhe permitam enriquecer o conhecimento propiciado pelo curso de graduação.
Algumas atividades realizadas pelos alunos do curso de Fisioterapia da FASAR:
  • Participação em congressos, eventos e seminários;
  • Visitas técnicas;
  • Monitorias;
  • Projetos desenvolvidos juntamente com a comunidade.