O laboratório possui uma máquina universal de ensaios com carga máxima de 10 KN e que opera em modos de tração, compressão e flexão em três pontos. O equipamento possui acoplado um forno com capacidade de aquecimento até aproximadamente 12000C, programações de diferentes rampas de aquecimento e histereses para simulação de ensaios de fluência, corrosão sob temperaturas elevadas e etc. O mesmo ainda possui um durômetro para medidas de resistência à deformação plástica localizada (dureza Rockwell), conjunto de líquidos penetrantes/reveladores e um ultrasom portátil manual para determinação de descontinuidades.

Possui também uma mesa para lixamento manual, conjunto de lixas d’água abrasivas, três lixadeiras/politrizes metalográficas automáticas, suspensões de alumina e pasta de diamante para polimento, uma cortadora metalográfica, discos de corte abrasivos, uma prensa de embutimento à quente automática e dessecadores.

Entre os equipamentos de análise metalográfica, possui microscópios ópticos (MO) que operam em modo reflexão e transmissão sendo dois MO com poder de aumento de até 400x e dois MO com aumento de até 1000x.O laboratório possui também um microscópio óptico com poder de aumento de 1000x acoplado à um computador, uma câmera e à um teláo de LCD de 42′ para análise e tratamento de imagens. Outros itens para análise metalográfica incluem ainda um stéreo e dessecadores para armazenamento das amostras.