A aplicação das metodologias ativas de ensino e aprendizagem é uma realidade na Faculdade Santa Rita – FASAR, bem como o estímulo ao empreendedorismo, ao uso da tecnologia e à cultura e prática da inovação. A metodologia ativa no Aprendizado Baseado em Equipe é predominante dentro das salas de aulas na FASAR. Um exemplo disso ocorreu em novembro no curso de Engenharia de Produção, através da disciplina de Projeto e Produto, ministrada pelo professor Luiz Otávio Veloso.

Durante o semestre, os alunos foram desafiados a desenvolverem startups, sob orientação e mentoria do professor Luiz Otávio. Startup é uma empresa jovem com um modelo de negócios repetível e escalável, em um cenário de incertezas e soluções a serem desenvolvidas. Embora não se limite apenas a negócios digitais, uma startup necessita de inovação para não ser considerada uma empresa de modelo tradicional.

Ao final das etapas dos projetos, as startups desenvolvidas foram avaliadas por uma banca de especialistas formada por Luiz Paulo Nascimento (analista do SEBRAE Conselheiro Lafaiete), Eduardo Marçal (diretor de Inovação do QG da Inovação de Congonhas) e pelo professor Ronan Loschi (supervisor pedagógico, coordenador das Engenharias e coordenador do Departamento de Inovação e Tecnologia da FASAR).

De acordo com os avaliadores, os trabalhos estimulam a criatividade dos alunos e levam ao empreendedorismo e à inovação de forma aderente ao processo de ensino, pesquisa e extensão. “É prazeroso acompanhar a evolução e o desenvolvimento dos alunos durante o andamento da disciplina e dos projetos que eles desenvolvem. Isso mostra o compromisso da FASAR com as metodologias ativas de ensino”, afirma Luiz Otávio.

As startups desenvolvidas são NEO Opportunity (site de vagas com foco em candidatos sem experiência e oferecimento de cursos profissionalizantes), Super Crespos (linha de cosméticos acessíveis para cabelos crespos 4C), Green Pack (embalagens biodegradáveis para fastfood), SF-Transporte (serviço de armazenamento, gerenciamento logístico e entregas rápidas para o comércio eletrônico) e E-Virtua (tablet educacional com fico no ensino remoto).

“O corpo docente da FASAR está capacitado para a aplicação das metodologias ativas de ensino, bem como para o desenvolvimento de habilidades e competências nos nossos alunos, levando em conta as Diretrizes Nacionais Curriculares (DCN) e as demandas do mercado de trabalho”, completa o professor Ms. Ronan Loschi.

As inscrições para iniciar o curso de Engenharia de Produção na FASAR em 2021 estão abertas. O candidato pode ingressar através do Vestibular Online ou utilizar a nota do ENEM. Ambas as modalidades oferecem bolsas de estudo para todo o curso. Clique aqui para saber mais sobre o Vestibular FASAR 2021.