O convidado surpreendeu os participantes com dicas cotidianas, como o melhor local para armazenar os ovos e o melhor horário para arrumar a cama

 

A Faculdade Santa Rita – FASAR realizou no dia 15 de abril, em comemoração dia Mundial da Saúde, o webinar “Saúde: profissionais de atitude”, que contou com a participação do biomédico Roberto Martins Figueiredo, o famoso “Dr. Bactéria” da TV. O evento foi promovido pelos cursos da Saúde da FASAR, com o apoio da acadêmica Elaine Coelho (Biomedicina) e dos coordenadores Dra. Lorena Lana e Dr. Bruno Ugoline.

O Dr. Bactéria relatou sua trajetória acadêmica e vida profissional, incluindo sua formação em Biomedicina e seu interesse pelo estudo dos microrganismos. Na sequência, de maneira descontraída e prática, apresentou dicas sobre hábitos corretos de higienização e armazenamento dos alimentos a fim de reduzir a chance de contaminação. Em uma de suas recomendações, citou que não se deve guardar ovos na porta da geladeira. “Acreditam que ainda tem gente que guarda ovos na porta da geladeira? Nesse local, temos variação constante de temperatura e há maior chance de ocorrer trincas, aumentando, assim, os riscos de contaminação”. O tema levou alunos e docentes da FASAR a reconhecer e refletir sobre estas posturas do dia a dia.

O biomédico também ressaltou que não se deve arrumar a cama imediatamente ao se levantar. “Se você acordar e já arrumar cama, os ácaros vão adorar. O ideal é aguardar um tempo, pois eliminamos água pelo corpo durante o sono”.

Ao final do evento Dr. Bactéria ressaltou a importância de cada profissional da saúde, principalmente neste momento de pandemia. “Apesar de tantos desafios, essa fase trouxe para todos nós um momento para reflexão e mudanças”, afirma. Diversas frases do biomédico marcaram os alunos da FASAR, como “Cada paciente é um amor de alguém e os profissionais da saúde são o amor de todos eles, pois salvam vidas”. O Dr. Bactéria ainda deixou uma mensagem de otimismo e esperança para os futuros profissionais da saúde da FASAR. “Sejam os melhores do Brasil e contem para todos que vocês são os melhores”.

Assista a participação completa do Dr Bactéria no evento da FASAR: