Os profissionais da Saúde surgem como “heróis” que oferecem sua contribuição diária para que vidas sejam salvas

A população mundial foi impactada pela mais recente enfermidade que acomete o mundo, a COVID-19. Muito se discute e pouco se sabe sobre a doença. Os profissionais de todas as áreas (Exatas, Humanas e Biológicas) atuam para contribuir de alguma maneira para a sociedade. Diante desse cenário, marcado por restrições, isolamento e quarentena, os profissionais da Saúde surgem como “heróis” que oferecem sua contribuição diária para que vidas sejam salvas.

A COVID-19 é uma doença respiratória altamente contagiosa, sendo desencadeada pelo novo coronavírus, que se transmite através de gotículas respiratórias e contato direto de pessoas infectadas, mesmo assintomáticas. Por ser uma doença que compromete o sistema respiratório, o fisioterapeuta se destaca como profissional integrante da equipe multiprofissional de assistência ao paciente portador de Covid-19.

O fisioterapeuta participa da escolha do dispositivo adequado na oferta de oxigênio ao paciente, do processo de interrupção gradual do ventilador mecânico (desmame) e da extubação (retirada do tubo e desconexão da ventilação mecânica). Ele atua também na higiene brônquica e remoção de secreções pulmonares através de manobras torácicas e aspiração das vias aéreas. Além disso, o profissional graduado em Fisioterapia é responsável por orientar a equipe quanto às mudanças de decúbito (posição do paciente deitado) evitando assim as úlceras de pressão.

O fisioterapeuta desenvolve atividades para melhorar a função respiratória do paciente através de técnicas de reexpansão pulmonar e mobilização precoce para prevenir deformidades osteomusculares. Ele também promove a saúde atuando no controle de riscos e dos fatores que possam contribuir para a disseminação do novo coronavírus, como a higienização adequada das mãos, além da manutenção de exercícios físicos regulares para que o paciente tenha uma melhor qualidade de vida após a alta hospitalar.

Na categoria de Enfermagem, o enfermeiro é um importante profissional de nível superior, com formação humanista, que tem como base do seu trabalho o gerenciamento do serviço de enfermagem e do cuidado com o ser humano, na prevenção, promoção e reabilitação da saúde. Neste momento de pandemia, o profissional enfermeiro também atua na linha de frente na assistência e proteção aos indivíduos, com responsabilidade em suas ações, considerando os determinantes sociais que estão envolvidos na transmissão e no aumento progressivo dos casos.

Tendo em vista o cenário atual, seja na Saúde da Família, em Unidades Básicas de Saúde ou em Unidades Hospitalares, o profissional enfermeiro torna-se indispensável e fundamental na prevenção, atuando nas orientações, nas ações educativas e curativas, assim como na assistência ao paciente, realizando os cuidados imediatos, mínimos e críticos, diretos e indiretos, de forma segura, atualizada, com habilidade, destreza e conhecimento científico, a partir de uma formação diferenciada e qualificada.

Todos esses cursos são oferecidos pela FASAR com metodologias de ensino modernas e infraestrutura diferenciada. Além disso, a FASAR possui parcerias de estágio com as principais instituições da região e reconhecimento pelo mercado de trabalho. As inscrições para ingressar na FASAR no 2º semestre/2020 estão abertas. O candidato pode se inscrever para realizar Prova Online ou aproveitar sua nota do ENEM. Ambas as modalidades oferecem descontos exclusivos nas mensalidades durante todo o curso. Para saber mais, acesse www.fasar.com.br/vestibular.

Para conhecer mais sobre os cursos ofertados pela FASAR e suas áreas de atuação, acesse os links abaixo:

Contribuição dos Engenheiros no combate do COVID-19

Contribuição dos Administradores no combate do COVID-19

Contribuição dos Arquitetos, Urbanistas e Pedagogos no combate do COVID-19

Contribuição dos Biomédicos e Farmacêuticos no combate do COVID-19

Contribuição dos Educadores Físicos e Nutricionistas no combate do COVID-19