A Faculdade Santa Rita – FASAR iniciou um projeto paisagístico de um trevo localizado no bairro Santa Matilde, em Conselheiro Lafaiete, onde existe uma importante rotatória de acesso à cidade. Sob a orientação do professor Luiz Eduardo de Araújo, o projeto é uma parceria da FASAR com a ACIAS-CL (Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Conselheiro Lafaiete).

O curso de Arquitetura e Urbanismo da FASAR desenvolveu o projeto com elementos representativos da cidade, como a  viola de Queluz (símbolo de Conselheiro Lafaiete) e um cavalo, pois segundo o planejamento estratégico 2037, a cidade deve se tornar referência na criação e festas do cavalo. De floração roxa, a Quaresmeira foi escolhida inicialmente para representar a árvore nativa da região, para uma composição em conjunto com o Ipê Amarelo.  No entanto, por ficar sem folhagens durante uma época do ano, o Ipê foi substituído pelo Falso Barbatimão, também de flores amarela. A coloração dos arbustos e forração foram pensados para complementarem a coloração da inflorescência das árvores.

As palmeiras foram escolhidas para dar verticalidade e para levar o olhar das pessoas para o centro da rotatória, além de acompanharem duas palmeiras já existentes na rotatória. Para ressaltar a exploração de minério, que sempre esteve presente na história da cidade, a FASAR incluiu no projeto britas que formam grandes veios, remetendo os veios de minério, nos canteiros, arbustos e forrações.

Também foram pensadas obras de arte em aço e um arco com estrutura metálica e revestido com placas de concreto. O arco representa o anseio de um elemento vertical, já que os canteiros se estendem em um percurso consideravelmente longo. Almejou-se uma progressão desde a entrada da cidade até a rotatória. Ademais, o arco faz alusão a um portal de entrada da cidade, no meio dos veios de brita, arbustos e forração.