A Faculdade Santa Rita – FASAR – realizou nos dias 21 a 23 a SEAU 2020 – Semana das Engenharias e Arquitetura e Urbanismo, com o tema “O mundo V.U.C.A. e as profissões do hoje e do amanhã”. A programação foi dividida em trilhas, transmitida ao vivo no canal da FASAR no Youtube e contou com a participação de renomados profissionais acadêmicos e do mercado de trabalho.

A abertura do evento foi realizada no dia 21 pelo coordenador de área das Engenharias e Arquitetura, professor mestre Ronan Loschi, que também atuou como mediador juntamente com o professor José Carlos Junior. A primeira apresentação foi ministrada por Luís Paulo Nascimento, analista técnico do SEBRAE na região do Alto Paraopeba e Inconfidentes, que abordou a “Conceituação do mundo V.U.C.A”. Traduzido ao português, esse acrônimo se refere à  volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade no mundo empresarial. O palestrante explicou como o mundo V.U.CA. causa impacto na vida das pessoas. “O conceito de volatilidade, por exemplo, surge da velocidade das mudanças no mundo empresarial. São inúmeras as empresas que surgiram e mudaram totalmente o mercado do qual fazem parte. Isso significa que é preciso que os negócios tenham uma mentalidade ágil, para contornar essas mudanças e estarem preparados para elas”, explica Luís Paulo.

Em seguida, o diretor de Inovação do QG da Inovação de Congonhas Eduardo Marçal apresentou o tema “Startups e sua influência no mercado e na academia”. O QG da Inovação de Congonhas é parceiro do Departamento de Inovação e Tecnologia da FASAR e, juntos, já desenvolveram eventos importantes na região, como o Hacka Desafios na Saúde, que ocorreu em agosto. Os professores Ronan Loschi, Luiz Otávio Veloso e José Carlos Junior representaram o Departamento de Inovação e Tecnologia da FASAR na SEAU 2020. Eles abordaram “Metodologias ativas, currículo por competência – Projeto construindo um robô”.

No segundo bloco de apresentações do dia 21, o engenheiro metalúrgico Erivelto Luis de Souza abordou “A autoformação de um profissional”. O palestrante citou características importantes para uma carreira V.U.C.A. bem sucedida: concisão, visão, autoconhecimento e urgência. Erivelto explica que “as instituições de ensino tem a habilidade de direcionar e fornecer bases sólidas na construção do conhecimento, mas a escolha de se tornar um profissional é uma competência da própria pessoa”.

No encerramento do primeiro dia, Gabriel Cordeiro e Renato Braga representaram a área de inovação da VSB – Vallourec Soluções Tubulares do Brasil, com as abordagens “Iniciativas da VSB em Inovação e Tecnologia” e “Contexto atual – Automação Indústria 4.0 / Mundo VUCA”, respectivamente.

No dia 22, os professores Tatiane Matias e Ronaldo Machado foram os mediadores das trilhas. A primeira trilha do dia foi sobre “O marketing digital, o branding e o cliente” e contou com a participação das arquitetas Camilla Reis e Duda Monteiro. Camilla é pós-graduada em Branding e arquiteta proprietária do Escritório de Arquitetura e Interiores Camilla Reis. Duda é responsável pelo escritório Duda Monteiro, faz parte da etapa de criação e coordena a equipe durante a elaboração de projetos e gestão de obras. Elas apresentaram técnicas sobre o uso correto do marketing digital para as marcas e compartilharam suas experiências profissionais.

A segunda trilha do dia abordou “Softwares, projeto, gestão, ambiente BIM e tendências de mercado”, que teve como convidados os engenheiros Shane Mello, Fábio Sato e Victor de Souza. Shane é pós-graduado em Análise de Sistemas pela Universidade da Califórnia e CEO da Gryfus. Victor é engenheiro mecânico com dez anos de experiência em projetos industriais multidisciplinares e nos últimos sete anos atuou como BIM Manager em atividades técnicas e gerenciais. E Fábio Sato é engenheiro elétrico pela USP, autor do livro Revit Mep 2015, faz parte do programa Expert Elite da Autodesk e participa das fases preliminares das novas versões (testes betas) dos softwares.

No terceiro e último dia do evento, os professores Elisa Tavares e José Carlos Junior foram os mediadores das trilhas. A primeira teve como tema “O futuro das profissões” e contou com a participação de Wander Coelho e Josiane Rocha. Wander é psicólogo e especialista em Recrutamento, Seleção/Treinamento e Desenvolvimento. Josiane é engenheira civil, já atuou como assistente de pesquisa na Califórnia State Polytechnic University e atualmente é consultora em Gestão na Falconi.

A segunda trilha do dia 23 teve como foco “Lideranças, habilidades e competências para os profissionais do hoje e do amanhã”. Os convidados foram Silvio Schetinne e Fúlvio Moraes. Silvio é gestor de manutenção na Nemak, possui MBA em Gestão Empresarial e Certificação PMP em Projetos pelo PMI – Project Management Institute. Fúlvio é engenheiro de produção, coordenador da célula de acabamento e embalagem de bobinas na Gerdau e possui certificação Green Belt – projeto Seis Sigma.

A SEAU 2020 da FASAR também contou com o apoio de diversas empresas da região, como Voitto, Gryfus, Need – Núcleo de Excelência em Engenharia Digital e Design, Sebrae, Crea Junior-MG, QG da Inovação de Congonhas, Grupo Selpe, Camilla Reis Arquitetura, Build Tech, UFSJ, Duda Monteiro Arquitetura, AutoDesk e Nemak. Foram distribuídos mais de R$ 10.000,00 em prêmios através de sorteio para os alunos participantes.

O coordenador de área das Engenharias e Arquitetura, professor mestre Ronan Loschi, reforça a importância do evento como um todo e sua repercussão na região do Alto Paraopeba. “Trabalhamos em equipe para desenvolver uma programação focada em turbinar o aprendizado e conectar nossos alunos a um mundo de possibilidades. A transmissão também foi disponibilizada ao público externo através do Youtube. Contamos com a participação de excelentes profissionais acadêmicos e do mercado de trabalho. E, em nome da direção da FASAR, agradeço o apoio de cada profissional e cada empresa que esteve conosco na SEAU 2020”, conclui Ronan. A transmissão dos três dias da SEAU 2020 está disponível no canal da FASAR no Youtube, através do link www.youtube.com/FaculdadeFASAR.