O evento abordou temas como autismo, desafios da aprendizagem na educação básica e alternativas para tornar as aulas on-line mais agradáveis

 

O curso de Pedagogia da Faculdade Santa Rita – FASAR realizou nos dias 28 e 29 de outubro a Semana da Pedagogia 2020, com uma série de temas relacionados aos desafios da educação básica. A transmissão foi realizada no canal da FASAR no Youtube e contou com a participação de convidados, alunos e professores da FASAR.

A abertura do evento foi realizada pelo coordenador de área da Pedagogia da FASAR, professor mestre Ronan Loschi, que juntamente com a coordenadora do curso de Pedagogia, professora Wanderleia Moreira, deram as boas-vindas aos participantes. Wanderleia também foi a mediadora das conversas nos dois dias do evento.

O doutor em Psicologia e professor da FASAR Carlos Eduardo Pereira iniciou a programação do dia 28 com uma conversa sobre “Psicanálise, Subjetividade e Educação: reflexões para a prática docente”. Ele deu dicas para os professores lidarem com os desafios do processo de ensino, especialmente no período de pandemia.

Em seguida, a psicóloga Érika Fernandes Andrade ministrou a palestra “Transtornos do Espectro do Autismo: alguns indicadores e intervenção precoce”. Ela citou conceitos e características comuns do autismo, níveis de suporte e a importância da intervenção precoce.

No dia 29, a programação teve início com a palestra do doutor em Ciências da Computação Saul Delabrida, que explanou sobre “O uso da tecnologia na Educação”. Ele exemplificou ferramentas de práticas de aprendizagem, como textos disjuntivos e uso de QR-codes, além de alternativas para o professor utilizar em aulas a fim de evitar o esgotamento do aluno provocado pelo excesso de videconferências e tornar as aulas on-line mais agradáveis.

O professor Marcelino Milagre enriqueceu a programação ressaltando pontos citados na palestra de Saul, como a importância dos estudos e de se estabelecer objetivos e metas para alcançar o sucesso. A professora Eliane Goulart também contribuiu com a discussão sobre a aprendizagem colaborativa, o ensino híbrido e a gametização, que é uma forma de potencializar a aprendizagem.

No segundo bloco do dia 29, a pedagoga e psicopedagoga Karolina Santana ministrou a palestra “Deficiência Intelectual (DI)”, na qual abordou características que geralmente acompanham essa deficiência e como trabalhar a autoestima da criança.

A aluna do curso de Pedagogia da FASAR Priscila Elói também participou da programação, abordando a “Contação de Histórias” nas escolas, os contos de fadas e o incentivo ao desenvolvimento da imaginação da criança através das histórias. E, para encerrar, a pedagoga e psicopedagoga Carolina Campos abordou dicas de “Como usar a inteligência emocional” e a importância da autoafirmação e da autossugestão.

A coordenadora do curso de Pedagogia, Wanderleia Moreira, agradece aos participantes por suas contribuições ao longo de toda a programação da Semana da Pedagogia 2020.

Para assistir os videos da Semana da Pedagogia 2020, acesse www.youtube.com/faculdadefasar

O curso de Pedagogia da FASAR é um dos pioneiros da instituição e está com inscrições abertas para o Vestibular. Clique aqui para saber mais.