A IMPORTÂNCIA DE JOGOS LÚDICOS NO ENSINO DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Francisco Fernandes Ladeira Universidade Federal de São João del-Rei
  • Luana Vanessa Daniel IF Sudeste de Minas Gerais
  • Daiane Dulcileia Moraes de Paula IF Sudeste de Minas Gerais
  • Fernanda do Amaral Luna IF Sudeste de Minas Gerais

Palavras-chave:

Ensino, Química, jogos lúdicos, professor, aluno

Resumo

Boa parte dos alunos do Ensino Médio tem dificuldades para compreender o conteúdo didático de Química. Diante dessa realidade, fazer com que os conhecimentos sistematizados no campo científico se tornem inteligíveis para os estudantes da educação básica e, ao mesmo tempo, não sejam banalizados, é um dos grandes desafios pedagógicos para o professor de Química. Portanto, é importante que o docente, em sua prática didática, desenvolva estratégias metodológicas que possam gerar melhorias consistentes no processo de ensino-aprendizagem. Nos últimos anos, estudos acadêmicos concluíram que o conteúdo de Química, quando aproximado ao cotidiano dos discentes e trabalhado pelo professor de maneira dinâmica, através de materiais didáticos concretos, pode fazer com que o aluno melhore significativamente o seu desempenho escolar. Nesse sentido, o presente trabalho apresenta exemplos de práticas pedagógicas que introduziram jogos lúdicos em aulas de Química no Ensino Médio em duas escolas públicas estaduais e em uma escola pública federal. As instituições de ensino localizam-se nos municípios de Alto Rio Doce e Barbacena, ambos em Minas Gerais. Os jogos utilizados abordaram a Tabela Periódica e a Teoria dos Modelos Atômicos. Nas duas experiências pedagógicas analisadas, constatamos que os discentes, de maneira geral, após a introdução de jogos lúdicos em sala de aula, melhoraram significativamente os seus desempenhos escolares e se mostraram mais motivados a participar das aulas de Química.   

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Publicado

2018-08-14