Educação Infantil – Colégio Santa Rita
O que faz uma criança na Educação Infantil? Brinca. Certamente brinca. Começa a fazer amigos, passa horas felizes, convivendo com crianças e adultos que não são seus familiares. Entretanto, não é apenas isso o que acontece. Até os 6 anos, a criança viverá uma das mais complexas fases do desenvolvimento humano, nos aspectos intelectual, emocional, social e motor, que será tanto mais rica, quanto mais qualificada forem as condições oferecidas pelo ambiente e pelos adultos que a cercam.
Uma escola precisa ser mais do que um lugar agradável, onde se brinca. Deve ser um espaço estimulante e educativo; seguro e afetivo, com professores realmente preparados para acompanhar a criança nesse processo intenso e cotidiano de descobertas e de crescimento. Precisa propiciar a possibilidade de uma base sólida que influenciará todo o desenvolvimento futuro dessa criança. Por isso, o Colégio Santa Rita estruturou um projeto diferenciado para a Educação Infantil. Sem abrir mão de ser um espaço para o livre brincar, de ser um ambiente extremamente afetivo, o Colégio Santa Rita oferece um cotidiano rico e diversificado de situações de aprendizagem planejadas para desenvolver as linguagens, o conhecimento de mundo, as emoções e estabelecer os pilares para o pensamento autônomo.
Para se formar uma criança saudável e desenvolver sua capacidade de aprender, sua capacidade de pensar e estabelecer as bases para a formação de uma pessoa ética capaz de conviver num ambiente democrático, o Colégio Santa Rita propõe atividades que desenvolvem um conjunto de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores adequados a cada faixa etária.
Leitura e Escrita, Inglês, Artes, Judô, Capoeira, Tênis, Dança, Conhecimento da Natureza e da Sociedade, Educação Física, ou seja, em todas as atividades, o educando não é absolutamente aquele estudante passivo da educação tradicional, mas um aluno participante, ativo no processo de construção do conhecimento.
Os principais objetivos da Educação Infantil do Colégio Santa Rita – FASAR:
-
- Favorecer o desenvolvimento infantil, nos aspectos motor, intelectual e socioemocional;
-
- Promover a ampliação das experiências e dos conhecimentos infantis, estimulando o interesse da criança pequena pelo processo de transformação da natureza e pela dinâmica da vida social;
-
- Proporcionar o desenvolvimento do raciocínio e permitir à criança descobrir e elaborar hipóteses;
-
- Oferecer oportunidades de fortalecimento da autoestima e de construção da identidade;
-
- Construir uma forma privilegiada de aprender, onde o ambiente lúdico envolva criativamente a criança no processo educativo;
-
- Valorizar o trabalho cooperativo, possibilitando a divisão de responsabilidades e funções, para que as crianças atuem dessa forma também na sociedade;
- Enfatizar o início da vida social, segurança e independência num ambiente afetivo e acolhedor, onde a criança sinta prazer em aprender.