Os profissionais da Saúde surgem como “heróis” que oferecem sua contribuição diária para que vidas sejam salvas

A população mundial foi impactada pela mais recente enfermidade que acomete o mundo, a COVID-19. Muito se discute e pouco se sabe sobre a doença. Diante desse cenário, os profissionais de todas as áreas (Exatas, Humanas e Biológicas) atuam para contribuir de alguma maneira para a sociedade.

O profissional formado em Educação Física atua como importante agente de saúde, com ênfase no atendimento domiciliar. O bacharel em Educação Física tem vasto conhecimento sobre saúde pública e prevenção, podendo atuar de modo significativo na orientação, no teleatendimento e, até mesmo, na pré-triagem para analisar quem realmente precisa ser encaminhado a um atendimento mais especializado. Essa atuação refere-se mais diretamente às pessoas diagnosticadas e/ou com suspeitas do novo coronavírus.

Porém, a pandemia vai muito além das suspeitas e dos casos confirmados. A população em geral vive um período de isolamento social em que vários outros fatores podem gerar problemas de saúde. A quarentena propicia, muitas vezes, que as pessoas fiquem paradas, sentadas e deitadas. Mas é importante se manter em movimento, pois o corpo foi projetado para isso. Nesta vertente, o educador físico é o profissional habilitado a realizar a prescrição da atividade física regular que contribui para a redução do risco de morte relacionado às doenças cardíacas, à diabetes e, ainda ajuda no combate à depressão, ansiedade e estresse, dentre outras questões psicológicas muito presente neste contexto.

Também aliado ao combate do COVID-19, o profissional da Nutrição atua em diversas situações. No âmbito hospitalar, o nutricionista é responsável pela assistência nutricional e dietoterápica dos pacientes, integrando-se às equipes multiprofissionais no enfrentamento da pandemia. Além disso, o nutricionista assegura as condições higiênico-sanitárias dos serviços de alimentação, essenciais para a prevenção da transmissão do vírus e de doenças transmitidas por alimentos, que também podem gerar a necessidade de hospitalizações.

O nutricionista contribui para promoção de uma alimentação balanceada para que o sistema imunológico esteja saudável e com menor susceptibilidade a infeções e outras complicações. O profissional pode contribuir também na divulgação e orientação de práticas, como diversificação de preparações e aproveitamento integral dos alimentos, que fortaleçam a segurança alimentar e nutricional das famílias. Essas práticas visam garantir a alimentação adequada e saudável, especialmente daqueles em situação de vulnerabilidade social neste momento em que medidas de isolamento social podem comprometer a renda familiar e, portanto, restringir o acesso a alimentos de qualidade em quantidade suficiente.

O nutricionista pode, também,  atuar ajudando na construção de uma relação saudável com o corpo e com a comida, diante do isolamento e do sedentarismo, por meio de projetos de educação nutricional nas mídias, visando atender todos os membros da família, incluindo crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Esses e outros cursos são oferecidos pela FASAR com metodologias de ensino modernas e infraestrutura diferenciada. Além disso, a FASAR possui parcerias de estágio com as principais instituições da região e reconhecimento pelo mercado de trabalho. As inscrições para ingressar na FASAR no 2º semestre/2020 estão abertas. O candidato pode se inscrever para realizar Prova Online ou aproveitar sua nota do ENEM. Ambas as modalidades oferecem descontos exclusivos nas mensalidades durante todo o curso. Para saber mais, acesse o site www.fasar.com.br/vestibular.

Para conhecer mais sobre os cursos ofertados pela FASAR e suas áreas de atuação, acesse os links abaixo:

Contribuição dos Engenheiros no combate do COVID-19

Contribuição dos Administradores no combate do COVID-19

Contribuição dos Arquitetos, Urbanistas e Pedagogos no combate do COVID-19

Contribuição dos Biomédicos e Farmacêuticos no combate do COVID-19

Contribuição dos Enfermeiros e Fisioterapeutas no combate do COVID-19